Quem sou eu

Minha foto
Alunas do curso: Integrado em Mecânica Industrial, no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia (IFCE) -Campus Cedro. Bolsistas: Programa de Formação de Recursos Humanos (PFRH) - Petrobrás/IFCE

O projeto



REALIZAÇÃO E ANÁLISE DE ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS EM PROCESSOS DE SOLDAGEM: UM ESTUDO DE CASO EM TUBULAÇÕES DE MATERIAIS FERROSOS

(Artigo enviado para feira de ciência em Recife (PE)

Engenharia mecânica
Cicera Ligiane Oliveira Sousa
Bolsista do PFRH-PB-28

Daiane Lima Freitas
Bolsista do PFRH-PB-28

Helaine Mirian Sales de Araujo
Bolsista do PFRH-PB-28

Yasmim Feitosa Lima
Bolsista do PFRH-PB-28

Jorge Henrique Ribeiro da Silva
Orientador do PFRH-PB-28


Introdução: Rotineiramente o mercado do petróleo tem crescido, aumentando a procura, com isso uma maior extração, necessitando tubulações com boa qualidade para que não haja problemas e atrapalhe a produção.Com base nesta necessidade o projeto propõe estudar, realizar e analisar ensaios não destrutivos em processos de soldagem, feitos em tubulações semelhantes as usadas neste ramo. Além disso, este processo de analise proporciona estabilidade e mais segurança, já que as soldagens feitas em alguns materiais deixam falhas, podendo estas provocar prejuízos pequenos e também de grande proporção, assim investimos neste ponto: A constatação dessas falhas e uma possível correção.

Objetivo do trabalho:
Constatação de Falhas, descontinuidades em tubulações, analise dessas e possível correção. Fazer um estudo da eficiência dos eletrodos e materiais utilizados nesses processos, daí encontrando-se o que ocasionou essas descontinuidades. Analisar a economia do processo, bem como, uma analise da aquisição de materiais, e sua aplicação, realizarem testes laboratoriais.

Métodos:
Foram feitos estudos relacionados à engenharia de Materiais, o qual de grande importância para entendermos esses processos. Foram feitos chanfros, juntas, posições de soldagem e consequentemente soldagem com eletrodo revestido. Em seguida a realização do ensaio não destrutivo com líquidos penetrantes. Posteriormente, foram realizados processos de usinagem, onde se fez o corte de peças de Metalon, e chapas para a construção do Gabarito. Após, foram feitos testes de soldagem feita nessas peças.

Resultados e discussão:
Existem vários tipos de ensaios para a detecção de falhas em processos de soldagem, utilizada pelas empresas, mas em geral são relativamente caros. O principal ensaio proposto pelo nosso projeto é o por Liquido Penetrante, por ser de baixo custo, fácil realização e boa eficiência, caracterizando-se como boa alternativa.  Após pesquisas bibliográficas, foi possível um trabalho mais eficiente no corte, soldagem e análise das peças.

Conclusão:
Após a realização dos ensaios não destrutivos: Liquido Penetrante, Partícula Magnética e utrasson foram possíveis verificar algumas descontinuidades na soldagem feita nas tubulações ferrosas, devido à falta de qualificação profissional e pelo processo de soldagem escolhido, eletrodo revestido, o mais adequado para este é o MIG, MAG.

Fomento:
Programa Petrobras de Formação de Recursos Humanos (PFRH-PB-28)

Palavras-chave:
Ensaios Não destrutivos, Soldagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário